Shadow Yoga, foi desenvolvido pelo mestre de Yoga Zhander Remete, baseado nos métodos e práticas de Hatha Yoga clássico e as artes de auto-cultivo (ambos marciais e dança).
O trabalho de preparação tem grande importância para um progresso significativo com uma base sólida.
Três formas de prelúdio são utilizados para o treinamento. Estas formas objetivam conciliar um forte trabalho nas posturas (stances) , em movimentos em espiral, na respiração rítmica e bandhas.
Esta preparação, sistemática libera bloqueios no Sistema Marma (Junções Vital), levando à circulação livre do prana (energial vital). Isso define o cenário para o trabalho interno de asana, mudra, pranayama e meditação.
A ênfase é colocada na construção do Kanda Shakti (poder vital) e Jathar Agni (fogo digestivo).
O Hatha Yoga clássico considera o aumento e equilíbrio dessas energias como instrumental para uma boa saúde e transformação pessoal. O termo "Shadow" refere-se a diversas camadas do ser humano qua são chamados de koshas ou bainhas: físico, energético, mental/emocional, intelectual e felicidade.
Assim como a sombra bloqueia a luz, estas camadas (Koshas) tornam-se sem brilho devido à identificação, apego, e estresse.
Isso limita e distorce a percepção do ser humano (Avidya). Shadow Yoga funciona para limpar obstruções e curar desequilíbrios nessas camadas, ou sombras a fim de despertar a luz do conhecimento discriminativo.
Os cinso koshas (Pacha Koshas):
Físico - Annamaya kosha
Energia - Pranamaya kosha
Mental - Manamaya kosha
Sabedoria - Vijnanamaya kosha
Felicidade - Anandamaya kosha
Nenhum comentário:
Postar um comentário