17 outubro 2007

Mudança



Perceba se sua mente está apegada a algum sentimento, à alguma coisa. Muitas vezes você quer desapegar de algo ou de um sentimento que não lhe convém. Então a mesma mente tenta desapegar. No máximo ela pode reprimir, mas isso nunca poderá se tornar um autentico desapego. Para que isso aconteça é preciso entender por que este sentimento está presente. Não há necessidade de ter pressa em abandoná-lo, em vez disso perceba por que está presente. Apenas investigue o mecanismo, como ela funciona e como ele entrou. Entenda tudo o que está ao redor e não tenha pressa de abandoná-lo por que as pessoas que tem pressa de abandonar alguma coisa não dão a si mesmas o tempo de entendê-la. Elas apenas se mascaram, usando uma imagem, não real e não verdadeira para esconder sua essência e é justamente nesse ponto que devemos chegar. Não ter medo de encarar seus sentimentos verdadeiros, ser sincero consigo mesmo. Se desapegando de uma imagem que você croiu. E que muitas vezes nos faz distanciarmos do nosso verdadeiro "eu”, da sua verdadeira essência. Ao observar seus mecanismos, você conseguirá, aos poucos, se tornar uma pessoa mais verdadeira 'a caminho de entender as verdadeiras armadilhas do ego. Uma vez entendida, subitamente você perceberá que ela está escapando de suas mãos e que esse apego não é mais tão forte. O que está criando problema é a ignorância de si mesmo, a escuridão, os mecanismos que você criou ao longo dos anos. Traga-lhe luz, e simplesmente a ignorância deixará de existir.

Om Namha Shiviya!
Saudações ao Deus da transmutção
Bianca.

15 outubro 2007

A Essência da Saudação ao Sol.


Narrado por Bianca Omena


Resolvi me basear nos ensinamentos do Swami Satyanada para transmitir, a todos os praticantes de yoga, a técnica, os efeitos, e toda a essência que está por trás da série do Surya Namaskara ou Saudação ao Sol.
È importante que saibamos o quanto podemos nos aprofundar durante a prática, para que assim, possamos mentalizar e respeitar toda a tradição das raízes mais profundas do yoga. Sendo assim, devemos reverenciar ao Deus Sol levando em consideração todos os aspectos desta arte milenar.
O Surya Namaskara é uma técnica vigorosa transmitida pelos yogues para trazer saúde e vitalidade para o corpo físico e ao mesmo tempo, prepara o praticante para o despertar do seu caminho espiritual, tendo como resultado a expansão da consciência interna.Cada vez mais as pessoas estão procurando o yoga com o intuito de explorar e aprofundar sua consciência interna.
O Surya Namaskara em si já é quase um sadhana (prática cotidiana de Yoga) completo, agregando consigo asana (postura psicofísica), pranayama (expansão da energia sutil através da respiração) e técnicas meditativas como a principal estrutura da prática.
Para muitos de nós, a vida moderna acentua as tensões mentais, preocupações, e o desperdício da energia. Ao mesmo tempo, a quantidade de trabalhos sedentários está aumentando com a evolução da tecnologia. Isso tudo tem como conseqüência o aumento de doenças mentais e físicas. A pratica do yoga serve como um “antídoto” ideal para ao stress, no combate de doenças físicas e como uma poderosa terapia para doenças mentais.
O Surya Namaskara é mais do que simplesmente uma série de exercícios físicos. Ao praticar, nós percebemos que esta série de asanas e pranayama com a consciência voltada para estimulação dos chakras e a invocação de mantras, é um dos mais completos exercícios para o corpo físico e sutil.
O Surya Namaskara é uma prática ancestral que tem origem nos tempos védicos. Surya quer dizer sol, namaskara significa saudação. Nos tempos ancestrais o sol era reverenciado com um ritual diário por ser um símbolo poderoso de consciência espiritual. É uma reverência ao sol interno e externo que tem como objetivo o despertar da força interna de cada um.
As doze posturas geram prana, a energia sutil, que ativa a energia no corpo físico. A prática ininterrupta, com o ritmo coordenando e com a respiração entra em consonância com o ritmo do universo, e com o nosso ritmo biológico.
A adoração ao sol foi uma das primeiras e uma das mais naturais formas de se expressar.Na Índia ancestral o grande avatar Rama se tornou o rei da raça solar no Épico Ramayna.A raiz da cultura hindu provém das milenares escrituras védicas das quais, contém vários trechos (Slokas) que se referem ao sol. O próprio Rig Veda contém várias referências que descrevem o Sol como:

O Removedor de todas as fraquezas,
A cura para todas as doenças
O Senhor de todos que ficam e que vão,
Ele elimina os demônios
E protege aqueles que o reverenciam
Nós meditamos na adorável glória do radiante sol.
Que ele inspire nossa inteligência.

O Suryopanishad descreve que todo aquele que reverencia o sol como Brahman (A alma suprema do universo) se torna poderoso, ativo, inteligente e adquire vida longa. Do sol emergem os cinco elementos físicos: terra, água, fogo, ar e éter, assim como os cinco sentidos.
Existe um outro verso da Brihadaranyaka Upanishad que diz:

Senhor e essência da luz,
Guie me do irreal para o real,
Da escuridão para a luz
Da morte para imortalidade

Sendo assim, todas as manhãs, ao iniciarmos nossa prática devemos reverenciá-lo com toda devoção.

Harih Om,
Bianca Omena.

(Baseado no livro Surya Namaskara de Swami Satyananda Saraswati)

Quem sou eu

Minha foto
Berkeley, CA, United States
Bianca Omena has been studying yoga for ten years and teaching for seven. She was initiated in Mantra Yoga Meditation from Swami Devanad Jhi Maharaj and has studied classical Hatha and Ashtanga Vinyasa Yoga. Since 2008 she has been studying Shadow Yoga with Scott Blossom, Mark Horner, Zhander Remete and Emma Balnaves. Bianca believes that yoga is a path to learn about patterns, attachments, and fears; and through a continuous practice anyone can take responsibility for their own growth and self-realization. Bianca’s classes are focused on fundamental principals of Hatha Yoga. She likes to bring awareness to the movement of vinyasa and to the energy flow of the body.

Destino

O que for a profundeza do teu ser, assim será o teu desejo.
O que for o teu desejo, assim será a sua vontade.
O que for a sua vontade, assim serão os seus atos,
o que forem os seus atos,
assim será o seu destino"