06 novembro 2010

Yoga para mulheres



Existem três estágios importantes na vida das mulheres,que devem ser levados em consideração:menstruação,gravidez e menopausa.
A prática da Hatha Yoga pode ajudar as mulheres a viverem bem esses estágios, pelo cultivo do prana e pelo fortalecimento de seu sistema reprodutivo, que é o lugar de poder do corpo feminino. Por isso, para manter a energia em estado saudável e em equilíbrio, a mulher deve ficar atenta  à alimentação e à prática da Hatha Yoga durante esses períodos. A prática de diferentes asanas ajuda a manter o espaço no corpo, permitindo a livre passagem do prana ( força vital ) , a existir, a fluir, sem bloqueios.
Alguns asanas (posturas) beneficiam o cultivo do prana,como também podem prejudicar a saúde e o fluxo de energia no corpo,durante esses estágios.


Faço um convite a vocês, mulheres, para refletirem sobre o período menstrual. Devemos estar sempre atentos à qualidade do sangue e não somente durante esse período...Se o sangue não for mantido em estado saudável, várias doenças podem surgir, ao longo de nossas vidas. Quando o sangue se torna fraco, a respiração declina, a densidade dos ossos diminui e o agni (fogo interno) também se torna fraco.
Sendo assim,as mulheres ficam mais susceptíveis a todo tipo de doenças,pois é o fogo que mantém a luz do nosso corpo e absorve e digere tudo ,inclusive comida e pensamentos. As cólicas geralmente acontecem devido à estagnação do sangue, o que ocorre quando o prana ( força vital) não está se movendo livremente, no baixo ventre , que é a área reprodutiva. Algumas das doenças causadas pela estagnação do sangue são: Amenorreia (ausência de menstruação), disminorreia (menstruação com cólicas), hemorragia uterina, tumores, miomas e cistos no ovário.Várias delas respondem bem quando são tratadas com prática de yogasana .O tratamento varia de acordo com os sintomas de cada mulher.


A mestruação é um período importante de limpeza e desintoxicação Durante os três primeiros dias do ciclo, quando o sangramento é mais intenso, a mulher deve descansar e somente praticar asanas com suporte.

Asanas recomendados:
Supta Badha Konasana, Upavishta Konasana, Supta Padmasana ou Supta Swastikasana.

Dores de cabeça podem surgir neste período justamente pelo acumulo de pitta (agravamento de calor no corpo). Por isso, observe seu corpo e evite alimentos que aumentam o pitta como: café, chocolate e álcool. Para as mulheres com tendência à pressão baixa, é importante aumentar o tempo de inspiração ao longo do dia ou durante a pratica de posturas passivas.
Relações sexuais e atividades físicas fortes não devem ser feitas durante este período , pois causará 
futuramente, problemas relacionados aos ossos devido ao enfraquecimento do sangue.
Os período pré e pós menstrual são importantíssimos para o as praticantes de hatha yoga. Posturas que colocam pressão no abdômen devem ser evitadas.

Aproveite neste período para relaxar, observar sua respiração, tomar bastante chá e permitir que seu corpo renove o sangue, e se desintoxique. 
Geralmente, experenciamos uma queda de energia neste período, por isso ouça seu corpo e faça
 o melhor possível para se manter saudável. No futuro, com certeza você terá uma  menopausa mais tranquila.

Quem sou eu

Minha foto
Berkeley, CA, United States
Bianca Omena has been studying yoga for ten years and teaching for seven. She was initiated in Mantra Yoga Meditation from Swami Devanad Jhi Maharaj and has studied classical Hatha and Ashtanga Vinyasa Yoga. Since 2008 she has been studying Shadow Yoga with Scott Blossom, Mark Horner, Zhander Remete and Emma Balnaves. Bianca believes that yoga is a path to learn about patterns, attachments, and fears; and through a continuous practice anyone can take responsibility for their own growth and self-realization. Bianca’s classes are focused on fundamental principals of Hatha Yoga. She likes to bring awareness to the movement of vinyasa and to the energy flow of the body.

Destino

O que for a profundeza do teu ser, assim será o teu desejo.
O que for o teu desejo, assim será a sua vontade.
O que for a sua vontade, assim serão os seus atos,
o que forem os seus atos,
assim será o seu destino"